domingo, 26 de março de 2017

Aniversário de Porto Alegre

Imagem: Wikipedia
Sempre foi uma das minhas cidades preferidas. Escolhi viver aqui. A minha família é daqui. Tenho ótimas lembranças de eventos internacionais como o Fórum Social Mundial, Porto Alegre em Cena, Festival de Verão de Cinema Internacional, Festival de Inverno, Cow Parade, entre outros. Até a época da Copa do Mundo ainda era ótimo morar aqui. Lembro dos elogios de torcedores australianos, holandeses e alemães. Enquanto em outras partes do Brasil as pessoas não entendiam por que escutar música de países vizinhos ou por que passar todos os feriados no Uruguai, aqui essa cultura tinha seu espaço. Apesar de nunca ter sido uma cidade 100% segura, dava para chegar tarde da faculdade, ir a pé até um restaurante à noite, mostrar os lugares para os amigos que vinham visitar. Até que, nos últimos dois, três anos, alguns eventos desapareceram, muitas lojas fecharam, restaurantes passaram a ser assaltados o tempo todo, não dá mais para entrar em transporte público, shows nos locais culturais no Centro em um domingo, nem pensar! Quando abrem confeitarias, mercadinhos, farmácias, não dá nem coragem de ir conhecer. Não vale a pena arriscar. Antes as pessoas que saíam daqui podiam se dar o luxo de ir em busca de novas oportunidades ou conhecer outras culturas. Agora fogem daqui porque estão com medo. Fico só imaginando os pais dos jovens que insistem em sair à noite nos fins de semana. A esperança é que recentemente, temos visto mais polícia no Centro e nos parques. Até a Guarda Municipal, que fazia parte da promessa de todos os candidatos a prefeito, apareceu. Talvez seja um recomeço. Talvez. Neste momento, segurança é o melhor presente.

6 comentários:

✿ chica disse...

Falaste bem! Realmente a Porto Alegre de hoje não dá mais pra aguentar. Somos prisioneiros em nossas casas enquanto que os marginais festejam a liberdade deles,sabendo da impunidade.A polícia prende, logo ganham as ruas...
Que pena! Tomara a população ganhe de presente nesse aniversário a segurança que necessitamos... Tomara não seja apenas mais um blefe por aqui!@ Esperemos! Leste a crônica da Marta Medeiros na ZH de hoje? Está ótima e fala por nós! bjs, chica e claro, nenhum motivo tenho de festejar!

Pedrita disse...

ah, então vai gostar da minha postagem de hj. é de um diretor riograndense. é uma cidade que tenho vontade de conhecer. realmente os eventos culturais em porto alegre diminuíram expressivamente. volte e meia eu sabia de alguém que tinha ido a cidade ou lançar um filme, ou cantar com a orquestra. festivais. mas infelizmente agora raramente ouço algo. beijos, pedrita

Betty Gaeta disse...

Não conheço Porto alegre, ainda, mas sou de Bauru - SP, uma cidade de pouco mais de 400.000 habitantes e aqui tb está problemático. Assaltos estão acontecendo à luz do dia e em lugares que antes eram considerados seguros. Acho que a insegurança está se generalizando no país, infelizmente.
Bjs

Luli Ap. disse...

Oh Bruxinha é com imensa tristeza que leio esse post e só posso lamentar que em Porto Alegre, assim como em grande parte do país, infelizmente a situação está cada vez mais fora do controle, a violência em todos os lugares e a qualquer hora do dia.
Como disse a Betty a insegurança está se generalizando :/
Pena que não há o que celebrar, mas vamos torcer que o presente de níver para a cidade seja siiiim um recomeço, ao menos, um plano de melhoria para os cidadãos.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Liliane de Paula disse...

É terrível mas é a realidade em todas as cidades.
E não adianta Polícia. A Polícia prende e essa justiça de m... manda soltar.
Eles não se intimidam.
Confiam na Impunidade que para mim, é o maior incentivador desta violência.

Fulana disse...

AMO Porto Alegre e sempre brinco que o único defeito de Porto Alegre é ficar aí em Porto Alegre, muito longe! kkkk

Mas sempre senti essa insegurança e também tenho ouvido outras pessoas falarem desse medo que estão sentindo, o que é uma pena!

Beijos, estava com saudades de ler suas postagens!