Pular para o conteúdo principal

Aniversário de Porto Alegre

Imagem: Wikipedia
Sempre foi uma das minhas cidades preferidas. Escolhi viver aqui. A minha família é daqui. Tenho ótimas lembranças de eventos internacionais como o Fórum Social Mundial, Porto Alegre em Cena, Festival de Verão de Cinema Internacional, Festival de Inverno, Cow Parade, entre outros. Até a época da Copa do Mundo ainda era ótimo morar aqui. Lembro dos elogios de torcedores australianos, holandeses e alemães. Enquanto em outras partes do Brasil as pessoas não entendiam por que escutar música de países vizinhos ou por que passar todos os feriados no Uruguai, aqui essa cultura tinha seu espaço. Apesar de nunca ter sido uma cidade 100% segura, dava para chegar tarde da faculdade, ir a pé até um restaurante à noite, mostrar os lugares para os amigos que vinham visitar. Até que, nos últimos dois, três anos, alguns eventos desapareceram, muitas lojas fecharam, restaurantes passaram a ser assaltados o tempo todo, não dá mais para entrar em transporte público, shows nos locais culturais no Centro em um domingo, nem pensar! Quando abrem confeitarias, mercadinhos, farmácias, não dá nem coragem de ir conhecer. Não vale a pena arriscar. Antes as pessoas que saíam daqui podiam se dar o luxo de ir em busca de novas oportunidades ou conhecer outras culturas. Agora fogem daqui porque estão com medo. Fico só imaginando os pais dos jovens que insistem em sair à noite nos fins de semana. A esperança é que recentemente, temos visto mais polícia no Centro e nos parques. Até a Guarda Municipal, que fazia parte da promessa de todos os candidatos a prefeito, apareceu. Talvez seja um recomeço. Talvez. Neste momento, segurança é o melhor presente.

Comentários

✿ chica disse…
Falaste bem! Realmente a Porto Alegre de hoje não dá mais pra aguentar. Somos prisioneiros em nossas casas enquanto que os marginais festejam a liberdade deles,sabendo da impunidade.A polícia prende, logo ganham as ruas...
Que pena! Tomara a população ganhe de presente nesse aniversário a segurança que necessitamos... Tomara não seja apenas mais um blefe por aqui!@ Esperemos! Leste a crônica da Marta Medeiros na ZH de hoje? Está ótima e fala por nós! bjs, chica e claro, nenhum motivo tenho de festejar!
Pedrita disse…
ah, então vai gostar da minha postagem de hj. é de um diretor riograndense. é uma cidade que tenho vontade de conhecer. realmente os eventos culturais em porto alegre diminuíram expressivamente. volte e meia eu sabia de alguém que tinha ido a cidade ou lançar um filme, ou cantar com a orquestra. festivais. mas infelizmente agora raramente ouço algo. beijos, pedrita
Betty Gaeta disse…
Não conheço Porto alegre, ainda, mas sou de Bauru - SP, uma cidade de pouco mais de 400.000 habitantes e aqui tb está problemático. Assaltos estão acontecendo à luz do dia e em lugares que antes eram considerados seguros. Acho que a insegurança está se generalizando no país, infelizmente.
Bjs
Luli Ap. disse…
Oh Bruxinha é com imensa tristeza que leio esse post e só posso lamentar que em Porto Alegre, assim como em grande parte do país, infelizmente a situação está cada vez mais fora do controle, a violência em todos os lugares e a qualquer hora do dia.
Como disse a Betty a insegurança está se generalizando :/
Pena que não há o que celebrar, mas vamos torcer que o presente de níver para a cidade seja siiiim um recomeço, ao menos, um plano de melhoria para os cidadãos.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
Liliane de Paula disse…
É terrível mas é a realidade em todas as cidades.
E não adianta Polícia. A Polícia prende e essa justiça de m... manda soltar.
Eles não se intimidam.
Confiam na Impunidade que para mim, é o maior incentivador desta violência.
Fulana disse…
AMO Porto Alegre e sempre brinco que o único defeito de Porto Alegre é ficar aí em Porto Alegre, muito longe! kkkk

Mas sempre senti essa insegurança e também tenho ouvido outras pessoas falarem desse medo que estão sentindo, o que é uma pena!

Beijos, estava com saudades de ler suas postagens!

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes que Quero Assistir

O Melhor Professor da Minha Vida (França) Aos 40 anos, o professor François Foucault leciona no renomado Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris. Devido a uma série de eventos, ele é obrigado a aceitar a transferência de um ano para uma escola no subúrbio da cidade e teme que o pior possa acontecer. trailer aqui.
O Estado das Coisas (EUA)- Brad (Ben Stiller) possui uma carreira lucrativa e uma vida familiar feliz, mas isso não é o bastante. Ele está obcecado em ser o mais bem-sucedido entre os seus ex-colegas de escola, mas, durante um reencontro com um velho amigo, ele é forçado a ignorar seu sentimento de inferioridade e rever seus conceitos. Trailer aqui.

Um Sábado de Muita Chuva

De vez em quando precisamos de um dia inteiro em casa, sem obrigações.

Sim, Eu Adoro Cursos a Distância

Nos últimos meses descobri e fiz vários cursos e, sem dúvida, os meus preferidos são EAD. Conheço muita gente que não aceita essa modalidade de ensino. A minha chefe diz que eles não querem dar aula!! Diariamente explico para alguém por que eu gosto tanto de cursos a distância, então resolvi postar também aqui os motivos:
Não precisa perder tempo (e dinheiro!!) com deslocamento.
Dá para assistir aos vídeos e ler os textos em qualquer horário.
Se você não entendeu o que o professor disse, pode assistir quantas vezes precisar.
Em cursos de formação ou de longa duração, geralmente há chats e um fórum e a oportunidade de expressar as opiniões e interagir com os colegas é igual para todos.
Não precisa perder 20 minutos das aulas ouvindo aquele colega comunicativo chato e exibido que não para de falar sobre a vida dele e de toda a família e não deixa mais ninguém falar.
E outros 20 minutos com trabalhinhos em grupo, que na verdade duram 5 minutos e depois todo mundo começa a conversar sobre assun…